A construção de um sistema completo de abastecimento de água requer muitos estudos e pessoal altamente especializado.
Para iniciar-se os trabalhos, é necessáruo definir-se:
- A População a ser abastecida;
- A taxa de crescimento de crescimento da cidade e
- suas necessidades industriais.
Com base nessas informações, o sistema é projetado para servir à comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de água tratada.
Um sistema de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades:
- Captação
- adução
- estação de tratamento
- reservação
- redes de distribuição
- ligações domiciliares
Processo convencional de tratamento de água
Tratamento de água de captação superficial:
O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, primeiramente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento.
A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes, têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado
Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência.
Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques.
A água já está limpa quando chega a está etapa. Mais ela recebe ainda mais uma substância: o Cloro
Este elemina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.
Para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou instrução, a água recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH.
Finalmente a água é fluorentada, em atendimento à Portaria do Ministério da Saúde. Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor(ácido fluossilícico). Reduz a incidência da carie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.
Tratamento de água de captação subterrânea:
A água captada através de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa ser tratada, bastando apenas a desinfecção com
o cloro
(Limpeza do Poço). Isso ocorre porque , nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.
A
São Paulo Poços, fornece esse serviço para seus clientes. Um tratamento rápido e eficaz nos Poços artesianos.
Fonte: COPASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário